QUEM DISSE QUE AS BRUXAS, OS SANTOS E OS MORTOS ESTÃO RELACIONADO?

Você parou para pensar o que tem a ver Halloween, dia de todos os Santos e Finados, o dia dos Mortos? Interessante, né? Primeiro as Bruxas estão soltas, bem na véspera do dia de todos Santos, seguido do dia em que cultuamos nossos mortos… aí tem coisa! Hehe

Para entender, temos que compreender que na história da humanidade tem 2 partes bem definidas: a era Pagã e a era Cristã. Nas culturas antigas, antes da era Cristã, todos cultuavam seus deuses, forças da natureza. O bem e o mal coexistiam na terra. O objetivo era o equilíbrio. Os rituais pagãos, seguiam o calendário lunar e com o passar dos anos, foram adaptados ao calendário romano.

painting-large2.jpg

Doçuras e travessas, bruxas e santos, celtas e americanos. Nesta semana celebramos a vida e a morte. O que têm o Halloween e Todos os Santos em comum? Uma linha ténue entre a Terra e o Além. O Post de ontem contou um pouco da história do Halloween, dia das bruxas. Vindo lá de trás, dos celtas e hoje tão popular nos USA e no mundo.

halloween.jpg

Vamos falar um pouco do Dia de todos os Santos e do dia de Finados.

todos-os-santos-1.jpg

O Dia de Todos os Santos nasceu quando Gregório IV estava em frente à Igreja Católica. A festa é celebrada em honra de todos os santos e mártires da igreja Católica, conhecidos ou não. A celebração “Festum Omnium Sanctorum” em todos os dias 1 de novembro, busca incentivar os fiéis ao chamado de Cristo. Para que cada tente se santificar, ou seja se aproximar à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da “vocação universal à santidade”, tema renovado com grande ênfase no Segundo Concílio do Vaticano. Alguns dizem que esta data foi imposta para combater o dia das bruxas, que já estava tão forte na cultura popular.

papa.jpg

O Dia dos Finados é oficialmente dia 2. Com uma pequena diferença: é que os finados são aqueles que estão no purgatório à espera de julgamento antes de chegarem ao céu. Esta celebração foi implementada pelos monges de Cluny, em França, no século IX. A New Catholic Encyclopedia afirma que “durante toda a Idade Média era popular a crença de que, nesse dia, as almas no purgatório podiam aparecer em forma de fogo-fátuo, bruxa ou sapo”.

Sao Lourenço libera almas do Purgatorio. Lorenzo di Nicolò.jpg

Assim, no Halloween, “as bruxas” estão soltas. Há aqueles que dizem que os portais do inferno estão abertos aqui na terra e que o mal se mistura entre os humanos e zombe de todos com suas travessuras: “TRICK OU TREAT”, lembrando que a oferenda para se proteger são doces. E no dia seguinte, todos os Santos estão nos protegendo e fechando os portais nefastos. E ainda estão ajudando as almas que estão no purgatório, esperando para entrar no reino dos céus. Quem disse? São tantas as fontes de estudo… mas para mim, uma coisa é clara: o equilíbrio entre o bem e o mal sempre existiu. Bruxas, santos, vivos ou mortos? Cada um tem seu lugar e seu papel.

giphy.gif

Se você gostou do post, não esqueça de se cadastrar e receber por e-mail as novidades! Curta e compartilhe minha fanpage do Facebook FANPAGE QUEMDISSE.BLOG. E se inscreva no meu canal do YOUTUBE QUEMDISSE.BLOG. Ajude o Mister Kats a fazer um trabalhinho legal!

REFERÊNCAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/577/29/

http://observador.pt/2015/10/30/a-historia-do-dia-de-todos-os-santos-que-quase-morreu-com-o-halloween/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s