Nossa! Que cara de pau a minha! Querer escrever um post sobre Carl Jung? Escrever sobre psicanálise e psicologia? Ti méti, pivéti! Hehe! Pára! Meu blog não é acadêmico. Não estou levantando tese. Estou apenas citando alguns detalhes da vida desse cara que sempre mexeu comigo, desde que comecei a ler sobre…
Então, se você quiser descobrir um pouco de Jung, lê meu post aí! Porque na minha vida eu nunca paro de estudar! Sempre estou lendo e aprendendo! Veja algumas da citações célebres de Carl Jung…
“A felicidade perderia seu significado se ela não fosse equilibrada pela tristeza.”
“Eu não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que eu escolhi ser.”
“Somente um médico ferido pode curar.”
“Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a uma compreensão de nós mesmos.”
“Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.”
“Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.”
“O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.”
“Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo.”
“Não preciso ‘acreditar’ em Deus; eu sei que ele existe.”
Carl Gustav Jung foi um dos maiores estudiosos da vida interior do homem e tomou a si mesmo como matéria prima de suas descobertas – suas experiências e suas emoções estão descritas no livro “Memórias, Sonhos e Reflexões”. Filho e um pastor ptestante, Carl Gustav Jung, ainda pequeno, mudou-se para a cidade de Basileia, na época um dos maiores centros de cultura da Europa. Lá realizou seus primeiros estudos e se formou-em medicina.
Em 1900, iniciou sua vida profissional no Hospital Psiquiátrico Burgolzi. Em 1903, publicou sua primeira obra “Psicologia e Patologia dos Fenômenos ditos Ocultos”. Publicou mais trabalhos relacionados à descoberta dos conplexos afetivos e das significações nos sintomas das psicoses. Em 1907 começa um estreito relacionamento com Sigmund Freud, criador de Psicanálise em Viena, gerando muitos frutos, mas que após algumas divergências, separam-se em 1912.
Em 1917 publica seu estudo sobre insconsciente coletivo: “A Psicologia do Insconsciente” e apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra: “Tipos Psicológicos”. A partir daí, Jung construiu as bases da psicologia analítica, desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia. Sua produtiva carreira se materializou na publicação de dezenas de obras que influenciam o mundo até os dias de hoje.
https://educacao.uol.com.br/biografias/carl-gustav-jung.htm
6 reflexões básicas para entender o pensamento de Carl Jung.
- Definiu 2 atitudes opostas do indivíduo: a introversão e extroversão.
- Identificou quatro funções psicológicas fundamentais: a sensação, pensamento, sentimento e intuição.
- Seres da mesma espécie compartilham semelhanças em suas “mentes inconscientes”.
- Os elementos comuns no inconsciente coletivo são chamados de arquétipos, ideias e imagens herdadas para responder ao mundo de certas maneiras.
- O ego é o centro do consciente humano.
- Outro arquétipo, a persona é a aparência que apresentamos ao mundo, o personagem que assumimos perante a sociedade, incluindo nossos papéis sociais, as roupas que vestimos e a maneira como nos expressamos.
Acesse o link abaixo e leia a matéria completa:
Quer começar a se aventurar no universo de Carl Jung? Comece a ler o livro básicão! Baixe o PDF no link abaixo.
http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/04/jung-c-o-homem-e-seus-simbolos.pdf
E se você quiser assistir um pouco dessa história toda, veja o filme “Um Método Perigoso” dirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen. Veja o trailer.
Se você gostou do post, curta e compartilhe minha fanpage do Facebook. Se inscreva no meu blog WWW.QUEMDISSE.BLOG e receba por e-mail os posts e inscreva-se no meu canal no Youtube.
Adorei as charges que conseguem contar visualmente de forma assertiva um pouco da pscicologia e psicanálise. Fontes: