QUEM DISSE QUE O HORÁRIO DE VERÃO NÃO AFETA NOSSAS VIDAS?

Se você se esqueceu, ajuste seu relógio. Agora, vamos entender o que é o horário de verão. Lembre-se que se é pra economizar energia elétrica, é também salvar o nosso planeta. E depois vamos às dicas de como tirar máximo proveito dessa época do ano.

giphy.gif

Para quem não sabe exatamente, o horário de verão de 2017 começou na primeira hora deste domingo, dia 15/10. À meia-noite de sábado, se você mora em um dos 10 estados e do Distrito Federal deve adiantar o relógio em uma hora. Válido apenas para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vai até 18 de fevereiro do ano que vem. Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.

inicio-horario-verao-v2.jpg

O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

https://g1.globo.com/economia/noticia/horario-de-verao-2017-comeca-neste-domingo-moradores-de-10-estados-e-df-devem-adiantar-relogio-em-1-hora.ghtml

 

Parece uma mudança pequena, mas não é. Pra quem acompanha meu blog, já falei sobre a importância do sono na nossa vida e dos tipos de pessoas. Primeiro a gente precisa se habituar com o novo horário e regular o horário de dormir. Tem muita gente que sofre com isso, principalmente os vespertinos, né?

iStock_000066416299_Large.jpg

As alterações mais comuns são sonolência ao longo do dia, insônia, alterações de apetite, déficit de atenção e até mal-estar. “Isso ocorre porque nosso organismo possui um relógio biológico que comanda a atuação de diversos hormônios que regulam o sono.

PARA SE ADAPTAR AO NOVO HORÁRIO #FICADICA

  1. Lembre-se: demoramos em média 2 semanas para nos adaptar ao novo horário.
  2. Mesmo sem sono, faça seu ritual para ir pra cama no novo horário, porque no dia seguinte vai ter que acordar cedo mesmo.
  3. Horários de refeição novos, force-se, até é bom pois a fome vai estar mais de boa!
  4. Nada de alimentos estimulantes após as 17h00, como café, chá preto, chá mate, chá verde, chocolate, etc.
  5. Ao ir pra cama, não fique com o celular ou tablet na mão, senão ferrou-se!
  6. Fique de olho se alguma suplementação alimentar que você toma, não tem energéticos.
  7. Exponha-se ao sol da manhã e após o jantar, vá reduzindo as luzes. Parece bobo mas mexe com a produção de sua Melatonina, que regula o sono.
  8. Meu avô sempre dizia: “BANHO XERADO PRA ACORUDAR. BANHO QUENTE PRA DORUMI!” #ficadica
  9. Se tiver difícil pra dormir, escalda pé. Em breve coloco receita de como fazer! Enquanto isso: Google! Hehe
  10. As vezes eu recorro a Melatonina, mas fale com seu médico. Pois o meu, me receitou!
  11. Outra coisa, cada um tem uma fisiologia e rotinas de vida diferentes, mas a maioria deve optar por uma refeição mais leve para dormir mais fácil, principalmente neste período. Evite bebidas alcoólicas, fritura, gordura e proteínas. Para mim, tudo beleza, durmo feito nenê!
  12. E você, vespertino como eu, não dramatize de manhã! Levante sacode a poeira e dá a volta por cima! Hehe

CVlSvnqfWdIaqeyrYnrbVLfJD4I3qRAMm38HC2lV3QA.jpg

Outra coisa que sempre falo é: equilíbrio na vida é tudo! Temos que nos dividir entre a vida pessoal e profissional. Amor, família e amigos. Razão e emoção equilibrados. Existem alguns hábitos e comportamentos que podem transformar essa época  do ano deliciosa no seu inferno, cuidado! Vamos lá!

  1. Você chegou no horário no trabalho, ralou o toba na ostra, entregou tudo e mais um pouco e não é porque ainda está claro lá fora, que já não deu o horário. Vá embora! Amanhã tem mais!
  2. E mesmo que aquele colega de trabalho, insuportável, que não tem nada pra fazer em sua vida pessoal, “workaholic da porra”, olhe pra você com aquele olhar de reprovação. Ignore ele! Tenha dó e vá com a consciência tranquila de quem entregou um belo trabalho por hoje!
  3. Curta essa sensação de dia fora do escritório sem medo de ser feliz. Porque tem gente que fica com peso na consciência, acredita?
  4. É uma ótima ocasião pra ir para um parque, aguardar o trânsito passar e você relaxar vendo o mundo ou começar a atividade física que está enrolando a tanto tempo. O verão e praia já estão aí!
  5. Se você já treina, analise seu corpo. Tem gente que treina a noite e fica ligadaço, se for seu caso, mude para a parte da manhã. Senão continue na sua rotina!
  6. Fique alerta também que é nesta fase que todos os amigos resolvem sair de suas tocas e te levarem para o mal caminho: BORA PRO BUTECS! EBAAAAAAA! UHUUUUUUUU… Vai sim, mas lembre-se que se for todo dia, seu figo e borsinho vão gritar! O Happys pode, mas too much pode ficar Sads!
  7. Mas cuidado pra não se empolgar demais e ir dormir muito tarde, porque amanhã cedíssimo você vai ter que estar lindo ou linda pra trabalhar!

christian-henkel-full-planche-1024x678.jpg

Feliz horário de verão! Eu mesmo vou seguir as minhas dicas, porque sou vespertino e apesar de amar esse período, eu demoro pra me adaptar!

iStock_78337861_MEDIUM-1170x781.jpg

Se você gostou do post, curta e compartilhe minha fanpage do Facebook. Se inscreva no meu blog WWW.QUEMDISSE.BLOG e receba por e-mail os posts e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s