QUEM DISSE QUE AS REGRAS DE ETIQUETA NÃO MUDARAM?

Screen Shot 2017-10-02 at 17.34.52.png

Glorinha Khalil é claro! Eu sou fanzaço dela, porque ela não para, sempre está atualizada com o mundo. Ser chique hoje tem outra definição.

As regras de etiquetas surgiram para diferenciar os nobres da plebe na corte do Rei Sol, Luiz XIV.

luis-xiv-absolutismo.jpg

Com o tempo a etiqueta foi evoluindo com o mundo e se adaptando a cada época. Como por exemplo: antes da primeira guerra mundial, devíamos deixar um pouco de comida no prato, para indicar que não éramos esfomeados. Já nos tempos da 2ª Guerra Mundial, antes de fechar o prato, perguntávamos aos presentes à mesa se estavam servidos ao que restava no prato, pois a comida era escassa. Hoje nem um, nem outro, devemos nos servir somente o que vamos comer, porque o desperdício de comida é inaceitável.

maxresdefault (1).jpg

O mundo mudou, suas necessidades também. Com a internet, temos que nos adaptar na vida real e na vida virtual também. A foto do perfil do Facebook fala muito sobre você. A sua bio também. Assim como seus posts. Lembre-se que tudo que você postar pode ser visto pelo seu chefe, caso ele seja seu amigo no Face. Escrever em maiúscula e negrito com exclamação pode indicar grito de briga.

Sempre falo que bom senso é tudo nessa vida. Assim como a Glorinha Khalil!

gloria-kalil.jpg

“Etiqueta não é aquela coisa de levantar o dedinho, isso não existe mais”, diz Gloria. “Etiqueta é civilidade, é olhar para si mesmo, mas também olhar para o outro”. Daí sua definição de etiqueta como diminutivo de “ética” — a atenção ao entorno, para que a coletividade funcione bem.

O que significa ser chique?

“Na minha concepção, é um equilíbrio absoluto entre aparência e conteúdo. Chique é uma pessoa que que se apresenta bem, que se veste adequadamente, mas que também tem conteúdo. É alguém que tem cuidado com o outro, que escuta o outro, que sabe medir o seu entorno. Alguém que presta atenção ao seu redor e busca adequação. Não há competência profissional que não se beneficie de boa aparência. Não há boa aparência que compense a falta de competência profissional.”

mad-men-201-jon-hamm-don-draper-january-jones-betty-draper.jpg

Haviam atitudes chiques numa época mais machista que já não têm mais sentido. Um homem puxar a cadeira para uma mulher sentar num almoço de negócios, por exemplo. Isso valia na época em que a mulher ainda não trabalhava, na época em que abriam a porta do carro para ela entrar, esse tipo de coisa. São comportamentos do passado. Claro que existem gentilezas. Eu gosto que me ajudem a carregar um pacote pesado, por exemplo. Não custa nada, desde que seja uma gentileza de verdade, e não uma expectativa ditada pelo gênero.

1438877606-business-casual-infographic-dress-codes.jpg

Outro erro é tentar ser elegante sem prestar atenção ao código de vestimenta do seu ambiente de trabalho. Significa, por exemplo, ser funcionário de uma empresa informal e ir para o trabalho com uma roupa formal. Essa pessoa pensa que está sendo elegante, mas não está. É algo totalmente inadequado, tão tonto quanto ir de bermuda para um fórum de advocacia. As empresas formais têm as suas regras, mas as informais também têm as suas.

celular-trabalho.jpg

Qual é o lugar certo do smartphone em reuniões, eventos e almoços de negócios?Bem guardado na bolsa, no modo silencioso, sempre. A menos que você esteja esperando alguma ligação urgente, aí você pede desculpas e se levanta para atender.

Leia a reportagem na íntegra:

https://exame.abril.com.br/carreira/gloria-kalil-diz-o-que-parece-chique-mas-nao-e-no-trabalho/

Se você gostou do post, curta e compartilhe minha Fanpage QUEM DISSE BLOG no Facebook. Cadastre no meu blog http://www.quemdisse.blog e inscreva-se no Canal do Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s