As redes sociais são bem legais porque conectam pessoas, mas tem seu lado ruim, como tudo na vida. Em 2 semanas, 2 exposições de arte (Santander e Itaú Cultural) geraram um alvoroço na internê, a famosa cultura do ódio explodiu, criando conflitos… na minha humilde opinião, acho que é legal expor pontos de vistas diferentes, contudo não há a necessidade de agressões verbais ou escritas. Todos os pontos de vistas devem ser respeitados.
Mas afinal o que é arte? Neste post eu reuni algumas visões diferentes de especialistas falando sobre arte, cultura, pedagogia e comportamento comentando sobre essas exposições. Quem está certo? Quem está errado? Cada um é que deve tirar suas próprias conclusões e respeitar a dos outros.
Para mim, a arte não é literal. Conceitualmente, ela move o mundo, fazendo o povo pensar de forma positiva ou negativa. Muitas vezes precisamos tocar nas feridas para que as pessoas reajam. A arte sem reação não é arte. Outra coisa que questiono é a liberdade de expressão. Não curto a ideia, por mais remota que seja, de termos a censura novamente no Brasil. Países desenvolvidos, que investem em educação e cultura, não censuram nunca a arte, eles sugerem a faixa etária ideal para a exposição por exemplo. E assim, o público, no caso pais e mães, responsáveis por seus filhos é que escolhem se querem ou não levá-los. O bom senso é ter a livre escolha se quero ou não expor meus filhos a uma exposição de arte X ou Y.
Cancelada pelo Santander Cultural após críticas de movimentos religiosos e do Movimento Brasil Livre (MBL), a exposição “Queermuseu – cartografias da diferença na arte da brasileira” reuniu obras de 85 artistas, incluindo os mundialmente conhecidos Alfredo Volpi e Cândido Portinari, no museu de Porto Alegre.
Os movimentos apontaram que a exposição fazia apologia à pedofilia e zoofilia. Os movimentos também fizeram campanhas virtuais para que os correntistas do Banco Santander, que mantém o centro, cancelassem suas contas como forma de boicote.
Leia a reportagem na íntegra:
O Santander afirmou que “a mostra Cartografias da Diferença da Arte teve sua exibição finalizada no Centro Cultural de Porto Alegre e não será reaberta conforme comunicado do mesmo dia”. O futuro da exposição ainda é incerto, mas ela pode reabrir em outras cidades do país. O Museu de Arte do Rio (MAR) já demonstrou interesse em receber a mostra, bem como instituições de Brasília, São Paulo, Bahia, Belo Horizonte e até mesmo dos Estados Unidos.
Veja 30 obras da exposição censurada no Santander Cultural (dentro do contexto) e tire suas próprias conclusões, acessando o site Buzzfeed.
Veja a opinião de Leandro Karnal – historiador, professor e curador de arte tem a dizer sobre o assunto que gerou tanta polêmica.
Veja também a visão de Luiz Felipe Ponde – filósofo, ensaísta e escritor.
A performance do artista nu que foi tocado por criança gera revolta nas redes sociais. Vamos ver o que aconteceu.
A performance do coreógrafo Wagner Schwartz, uma referência à série Bichos, da mineira Lygia Clark, com objetos feitos de metais articulados, que permitem a manipulação do público e no dia da estréia, ele ficava deitado nu em um tatame e o público podia mexer em seus braços, pernas e no restante do corpo para alterar sua posição. A escultura pode ser apenas vista pelo visitante da mostra, mas é na interação que ela se desdobra em significados.
O vídeo que circulou pela internet de uma criança sendo incentivada por sua mãe a tocar no homem nu durante a performance artística causou revolta nas redes sociais. Acesse o link abaixo e assista a reportagem apresentando os fatos.
Achei bem interessante o ponto de vista do Professor Mário Sérgio Cortella.
Na palestra abaixo o professor Cortella, a fim de nos fazer refletir sobre nossas próprias idiossincrasias, relembra a celebre expressão de Cristo que, se dirigindo aos escribas e fariseus a quem considerava hipócritas, diz deles que são “sepulcros fétidos caiados de branco por fora”.
Eu também assisti aos vídeos de Bolsonaro, Feliciano e o João Dória. Achei suas posturas radicais demais. Caso queira vê-los é só digitar “criança toca homem nu” no Youtube.
Se você gostou do post, curta e compartilhe a Fanpage do Facebook QUEM DISSE BLOG. Ou cadastre-se no blog http://www.quemdisse.blog ou inscreva-se no canal no Youtube.