QUEM DISSE QUE DIETA É BOM PRA EMAGRECER? A DONA SAMURAI ERA NUTRICIONISTA E TINHA UMA VISÃO INTERESSANTE A RESPEITO!

No mundo de hoje os gordinhos são massacrados! Tomar termogênicos, malhar e consumir peido em pó (whey protein) é legal! Abdomen tanquinho é o grande lance! Eu amo esporte, mas sou um bon vivant. Mereço comer e beber. Quero saúde!

E dieta funciona? Não! Sozinha não! Mudança de hábitos sim! Consciência na hora de comer, praticar exercícios físicos  e tals, funcionaaaaaaa! Sabemos disso!!!

Eu fui criado por uma mulher muito à frente do seu tempo. A Dona Samurai, também conhecida como “Reclamama”, era foda! Entrou em primeiro lugar na USP em nutrição e saiu em segundo.

Foi uma aluna e uma profissional brilhante. Nos anos 50, foi convidada pelo governo Norte Americano para ir para Harvard com tudo patrocinado para desenvolver seus projetos de nutrição. Meu pai, naquela época, falou: ou eu ou os Estados Unidos… Damn it! E ela escolheu ele e eu nasci no Brasil… Hehe

Screen Shot 2017-08-28 at 19.18.54.png

MASSAKO YAMASHITA KATSUYA

Bom, mas isso não atrapalhou, pois ela levantou suas teses, ganhou prêmios nos anos 90. Sempre me deu muitos conselhos que vou compartilhar com vocês e linkar com estudos atuais. Vamos lá!

A primeira coisa que ela sempre falou foi: cuidado! O que mata é o que você come e faz no dia a dia. Outra coisa é que você é o que você come. E cada um é diferente do outro, tem genética e fisiologia diferente.

bodytypes3.jpg

Ela não acreditava na dieta do tipo sanguíneo, pois falava que não existia nenhuma evidência real para suportar essa teoria.

Falava também que nutrição é química pura, e que a forma de preparar os alimentos para comer era importante tanto quanto a mistura de ingredientes. Defendia que o número de ingredientes do prato deveria ser simples na variedade por refeição para otimizar a absorção dos nutrientes. E ser rica em variedade entre as refeições diárias para suprir as necessidades do ser humano.

Falava do percentual dos ingredientes e do objetivo da dieta. Que jamais deveríamos cortar de vez o carboidrato como muitas dietas de gente louca mandava na época. Acreditava em reduzi-lo na dieta e não consumi-lo a noite, pois o horário influenciava na metabolização.

Screen Shot 2017-08-28 at 19.14.16.png

Uma coisa que ela defendia que acho bem interessante é que o ser humano é um ser omnívoro, ou seja come carne e vegetais. E isso devido ao tamanho intestino e histórico de evolução. Os carnívoros tem intestino longo e em contrapartida, os herbívoros tem curto. E se quiséssemos ser veganos, era preciso de um acompanhamento médico e nutricional para podermos ter uma dieta balanceada.

http://www.curapelanatureza.com.br/post/07/2017/13-excelentes-fontes-de-proteina-de-origem-vegetal-para-voce-diminuir-ou-mesmo-parar-de

Imagine nos anos 90 ela já defendia a dieta fracionada. Ela falava que nós seres humanos éramos animais que comíamos pequenas porções de frutas, tubérculos e vegetais e eventualmente caçávamos e comíamos carne em abundância. Sendo assim se comêssemos de 3 em 3 horas pequenas porções de alimentos, nosso corpo entenderia que não precisaríamos de gordura, fonte de energia reserva, pois o alimento sempre estaria entrando em nosso corpo.

Outra coisa que me lembro como se fosse hoje é que nos anos 90, especialistas alertavam sobre os perigos do café, azeite e ovo. E minha mãe defendia que eles não sabiam o que estavam dizendo. Que era um discurso muito radical. Ela defendia o equilíbrio. Falava que o remédio era veneno se for consumido  em dose errada. O ovo tinha gorduras sim, mas benéficas. O azeite é bom, mas não coloque no fogo que ela se modifica e faz mal. O café é bom, mas não pode tomar um litro por dia com um maço de cigarro. Hehe

Se você gostou do post, me dá um help. Curta e compartilhe! BJK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s